Books Download O Santo e a Porca Free Online

Mention Of Books O Santo e a Porca

Title:O Santo e a Porca
Author:Ariano Suassuna
Book Format:Paperback
Book Edition:Deluxe Edition
Pages:Pages: 153 pages
Published:2002 by José Olympio (first published 1957)
Categories:Classics. Plays. Theatre
Books Download O Santo e a Porca  Free Online
O Santo e a Porca Paperback | Pages: 153 pages
Rating: 3.89 | 476 Users | 17 Reviews

Commentary As Books O Santo e a Porca

O Santo e a Porca é a mostra do humor sempre preciso de Suassuna, com situações pastelão e hilárias ao mesmo tempo.

A situação é simples: Eurico, mais conhecido como Euricão Engole-Cobra vai receber a visita de Eudoro, um fazendeiro local, aparentemente com muitos recursos. Ele vem pedir a mão de sua filha, Margarida em casamento. Apesar de ser muito mais nova do que ele, Eudoro se afeiçoou à menina que havia passado algumas semanas lá. Mas, Margarida é apaixonada por Dodó, filho de Eudoro que fugiu de casa e se finge de corcunda e horrível para estar junto de sua amada. Há muitos anos atrás, Eudoro tentou se casar com Benona, irmã de Eurico, mas as circunstâncias acabaram prejudicando o compromisso. No meio disso tudo, Caroba, empregada de Eurico, tenta ajudar Margarida e Benona a alcançar o amor. Toda essa situação maluca vai esbarrar na avareza de Eurico, que não quer que Eudoro vá visitá-los porque isso significaria preparar um jantar e deixá-lo dormir em sua casa, o que "gastaria muito dinheiro" segundo ele.

"Ai, a crise" Ai, a carestia! Santo Antônio me proteja! Ai, a crise! Ai, a carestia!"

Novamente estamos nos deparando com uma peça de teatro de Suassuna, uma peça que se passa inteiramente em uma casa onde as coisas se sucedem umas às outras. O autor se baseou em uma comédia de Plauto, um dramaturgo latino (A Comédia das Panelas) e adaptou a um cenário tipicamente nordestino. Assim como o Auto da Compadecida, O Santo e a Porca é um texto bem atemporal, podendo ser adaptado a qualquer cenário em qualquer temporalidade. Os temas também são simples, sendo o amor, o ciúme e a avareza. O texto é bem fácil de ser compreendido, apesar do regionalismo forte presente. A peça é dividida em três atos, sendo o primeiro a apresentação do problema, o segundo as complicações que se empilham umas após as outras e no terceiro acontece o clímax e o fechamento da história. Esta não se pretende aplicar uma lição de moral, mas esta é clara de ser apreendida a partir de um protagonista que não é nem um pouco empático.

Eurico é um personagem bem ruim de nos identificarmos. E eu até compreendo que a intenção de Suassuna não era a identificação, mas a caricatura para provocar a crítica. Ele acaba extrapolando a noção de avareza do personagem para provocar o afastamento do leitor. As situações apresentadas pelo autor vão demonstrando a mesquinhez do personagem que vai se mostrando cada vez mais problemático. Por exemplo, ele se recusa terminantemente a preparar um jantar para Eudoro, mas quando Caroba menciona que ele poderia pedir um dote a ele de 20 contos, ele muda de ideia de repente. O personagem valoriza demais os bens materiais e aos poucos isso vai subindo de tom até chegar àquele final. Está na cara que a situação com Eurico não iria acabar bem. O que mais me encantou na história é em o quanto Suassuna conseguiu transformar o protagonista em alguém caricato sem parecer besta. O ser um avarento forçado conseguiu dar mais humor à história e cada vez que o personagem aparecia, a gente já sabia que algo engraçado iria acontecer. Mas, ao mesmo tempo é aquele humor ácido que a gente não deveria estar rindo, mas que é engraçado. No fim, o comportamento de Eurico nos provoca uma reflexão sobre o quanto bens materiais são mais importantes ou não do que simplesmente pessoas.

As confusões entre os casais também dão um ótimo ritmo para a leitura. Vou começar com Eudoro e Benona que são os menos trabalhados. Eu queria saber como deu errado o relacionamento entre os dois, mas como se trata de uma peça e não de uma narrativa em prosa, fica difícil trabalhar um flashback. No entanto, Suassuna deixa bem claro a relação entre ambos. Só seria uma pitadinha maior de drama a esta situação. Os dois são vítimas simplesmente de uma sociedade que espera demais das pessoas e onde as aparências acabam se sobrepondo aos sentimentos. É uma boa crítica de Suassuna a uma forma torta de lidar com duas pessoas que se gostam. A gente percebe no meio do segundo ato que quando Benona se apresenta disponível para se casar com Eudoro, ele se recusa mais porque deu sua palavra à Eurico de que se casaria com Margarida (ou pelo menos na mente de Eudoro era assim já que Eurico pensava outra coisa).

A situação entre Margarida e Dodó vai pelo mesmo caminho das aparências. Dodó precisa fugir de casa para tentar estar junto de sua amada. Eles precisam inventar um plano mirabolante para que os dois consigam convencer Eurico a dar a mão de sua filha para Dodó. Isso mesmo Eurico pensando que o namorado era apenas um homem feio, pobre e corcunda. O que acaba contribuindo para que os dois acabem juntos é a própria avareza de Eurico. Durante a narrativa, o protagonista acaba focando toda a sua atenção em proteger a sua porca, eventual herança de sua família, mas que sabemos esconder algum segredo do qual ele não revela. Focar na porca tirou sua atenção em relação àqueles que o cercam. Quando ele se tocar do que realmente aconteceu é meio tarde para tentar algo.

Desde o começo a gente vai sentindo que o final não vai ser algo legal. Durante a narrativa o leitor vai criando esperanças de que haja algum tipo de mudança na índole do protagonista. Suassuna dá um ar bem leve à narrativa o que cria falsas expectativas para nós. Mas, logo vamos nos dando conta de que não é nesse ponto que ele quer tocar, mas provocar uma profunda reflexão em quem está assistindo. E sim, o final é bem melancólico mesmo. O plot twist da história é a própria ausência de um plot twist. No fim, O Santo e a Porca é uma leitura divertida quando precisa ser e reflexiva quando se propõe a provocar o leitor a fazer. Só tenho a curtir cada vez mais a escrita mágica de Suassuna que me encanta a cada novo livro lido ou relido.

Be Specific About Books In Favor Of O Santo e a Porca

Original Title: O Santo e a Porca
ISBN: 8503007169
Edition Language: Portuguese

Rating Of Books O Santo e a Porca
Ratings: 3.89 From 476 Users | 17 Reviews

Evaluation Of Books O Santo e a Porca
O Santo e a Porca é a mostra do humor sempre preciso de Suassuna, com situações pastelão e hilárias ao mesmo tempo.A situação é simples: Eurico, mais conhecido como Euricão Engole-Cobra vai receber a visita de Eudoro, um fazendeiro local, aparentemente com muitos recursos. Ele vem pedir a mão de sua filha, Margarida em casamento. Apesar de ser muito mais nova do que ele, Eudoro se afeiçoou à menina que havia passado algumas semanas lá. Mas, Margarida é apaixonada por Dodó, filho de Eudoro que



Ariano foi um gênio!

Ariano Suassuna (born João Pessoa, 1927) is a Brazilian playwright and author. He is in the "Movemento Amorial". He founded the Student Theater at Federal University of Pernambuco. Four of his plays have been filmed and he is considered one of Brazil's greatest living playwrights. He is also an important regional writer doing various novels set in the Northeast of Brazil. He received an honoraryQue livro divertido!! Gargalhei em alguns trechos :D Além disso, possibilita uma reflexão sobre o apego ao dinheiro e sua consequência na vida prática. Li numa sentada.

È uma leitura viciante e bem divertida. Todos os personagens são bem marcantes.

O Auto de SuassunaAinda que seja um dos escritores mais ovacionados dos últimos tempos, eu confesso que Ariano Suassuna está longe de estar em qualquer lista 'best of the best' minha. O livro também serviu de base para a famosa microssérie e o filme O Auto da Compadecida. Contudo, no caso da peça - e da obra impressa - somente a temática da avareza é explorada.'O Santo e a Porca' é, originalmente, uma comédia de três atos que narra a história de Euricão Árabe. O velho avarento é devoto de Santo

Absolutely hilarious and a great reflection on the meaning(lessness) of life. A very fun read, even with its sort of abrupt ending.
Share:

0 Comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.

Labels

11th Century 12th Century 17th Century 19th Century 20th Century 2nd Grade Abuse Academia Academic Action Adult Adult Fiction Adventure Africa African American Agriculture Aliens Alternate History Amazon American American History Amish Angels Animals Anthologies Anthropology Apocalyptic Art Art and Photography Art History Asia Asian Literature Astronomy Atheism Audiobook Australia Autobiography Bande Dessinée Baseball BDSM Biography Biography Memoir Biology Birds Bizarro Fiction Book Club Books Books About Books Brazil British Literature Buisness Bulgarian Literature Business Canada Canadian Literature Catholic Cats Chapter Books Chess Chick Lit Childrens China Christian Christian Fantasy Christian Fiction Christian Living Christian Romance Christianity Christmas Civil War Classics Collections College Comedy Comic Book Comic Strips Comics Comics Manga Coming Of Age Comix Computer Science Computers Contemporary Contemporary Romance Cookbooks Cooking Couture Cozy Mystery Crafts Crime Criticism Cultural Culture Currency Danish Dark Dark Fantasy Dc Comics Death Demons Design Detective Diary Dogs Download Books Dragons Drama Dungeons and Dragons Dutch Literature Dystopia Ecology Economics Egypt Emergency Services Engineering English History Entrepreneurship Environment Epic Fantasy Erotic Romance Erotica Esoterica Espionage Essays European History European Literature Evolution Fables Fae Fairies Fairy Tales Faith Family Fantasy Fashion Feminism Fiction Film Finance Finnish Literature Fitness Folk Tales Folklore Food Food and Drink Forgotten Realms France Free Books French Literature French Revolution Games Gardening Gay Gay For You Gay Romance Gender German Literature Germany Ghost Stories Ghosts GLBT Gothic Government Graphic Novels Graphic Novels Comics Greece Greek Mythology Halloween Health Heroic Fantasy High Fantasy High School Hip Hop Historical Historical Fantasy Historical Fiction Historical Mystery Historical Romance History History Of Science Hockey Holiday Holocaust Horror Horses Humor Hungarian Literature Hungary India Indian Literature Indonesian Literature Inspirational International Relations Iran Ireland Irish Literature Islam Islamism Israel Italian Literature Italy Japan Japanese Literature Jewish Journaling Journalism Judaica Judaism Juvenile Kids Language Latin American Law Lds Lds Fiction Leadership Lebanon Legal Thriller Lesbian Lesbian Fiction Lesbian Romance LGBT Light Novel Literary Criticism Literary Fiction Literature Love Love Story Lovecraftian M M F M M Romance Magic Magical Realism Management Manga Marathi Marriage Marvel Mathematics Media Tie In Medical Medicine Medieval Medieval Romance Memoir Menage Mental Health Mental Illness Mermaids Middle Grade Military Military Fiction Military History Modern Modern Classics Money Morocco Murder Mystery Music Mystery Mystery Thriller Mysticism Mythology Natural History Nature Naval Historical Fiction Nerd Neuroscience New Adult New Age New Testament New York Noir Nonfiction North American Hi... Northern Africa Novella Novels Nurses Nursing Occult Paranormal Paranormal Romance Personal Development Personal Finance Philosophy Photography Physics Picture Books Pirates Plays Poetry Poland Police Polish Literature Political Science Politics Polyamorous Pop Culture Popular Science Portuguese Literature Post Apocalyptic Prayer Presidents Princesses Productivity Psychology Queer Race Read For School Realistic Fiction Reference Regency Regency Romance Relationships Religion Retellings Reverse Harem Rock N Roll Role Playing Games Roman Romance Romanian Literature Romantic Romantic Suspense Russia Russian Literature Scandinavian Literature School Sci Fi Fantasy Science Science Fiction Science Fiction Fantasy Science Fiction Romance Scotland Self Help Sequential Art Sexuality Shapeshifters Shonen Short Stories Short Story Collection Skepticism Social Justice Social Movements Social Science Sociology Southern Space Space Opera Spain Spanish Literature Speculative Fiction Spider Man Spirituality Splatterpunk Sports Sports Romance Spy Thriller Star Wars Steampunk Storytime Superheroes Supernatural Suspense Sustainability Swedish Literature Sword and Sorcery Taoism Technology Teen Theatre Theology Theory Thriller Time Travel Travel Tudor Period Turkish Turkish Literature Unfinished Urban Urban Fantasy Vampires Victorian War Weird Fiction Werewolves Western Romance Westerns Witches Womens Womens Fiction Womens Studies World History World War I World War II Writing X Men Yaoi Young Adult Young Adult Contemporary Young Adult Fantasy Young Adult Romance Young Readers Zombies

Blog Archive